Homenagem aos Pracinhas

Publicado: 17 de maio de 2012 em Luta, Memória, Verdade e Justiça

O Levante Popular da Juventude do Rio de Janeiro prestou no dia 14 de maio, no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, uma homenagem aos brasileiros que lutaram contra o nazifascismo. O ato contou com a presença de Pedro Moreira Lima representando seu pai, o brigadeiro Rui Barbosa Moreira Lima, que não pode comparecer por estar hospitalizado.

O brigadeiro Rui Barbosa Moreira Lima 92 anos, veterano de 94 missões de combate, herói de guerra agraciado com a Cruz da Aviação, a Medalha da Campanha da Itália, a Medalha de Campanha do Atlântico Sul e a Presidential Unit Citation, por extraordinário heroísmo em ação contra inimigos armados, foi um dos primeiros militares a serem perseguidos pelos golpistas em 1964. Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, ele foi afastado de seu posto em 2 de abril, dia seguinte ao golpe.

Tendo como música de fundo a “Canção do Expedicionário”, a cantiga dos soldados brasileiros na 2ª Guerra Mundial, o Levante Popular da Juventude entregou ramalhetes ao homenageado e depositou junto ao monumento um arranjo de flores com a incrição “Glória eterna aos heróis da liberdade”.
Ao mesmo tempo os jovens (os promotores do ato) reafirmaram sua disposição de continuar exigindo a punição daqueles que desonraram as Forças Armadas, traindo a Pátria ao se colocarem a serviço de uma potência estrangeira, pilhando a Nação, perseguindo seus companheiros de farda, torturando, matando e desaparecendo com os heróis do povo brasileiro.
E prometemos que não desistiremos dessa luta.

Como diziam nossos combatentes na 2ª Guerra Mundial: a cobra vai fumar. Por isso, senta a pua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s