Popularizar a Universidade

Publicado: 11 de junho de 2012 em Educação, Luta

Neste domingo, 10/06, foi realizada em Seropédica uma “Aula Pública”, com atividades de batucada, teatro de rua e intervenções sobre Educação Popular, Greve nas Universidades Federais e cotas raciais. O ato foi organizado pelo Lavante Popular da Juventude, Comando de Greve estudantil da UFRuralRJ, IFHEP(Instituto de formação humana e educação popular), ADUR(associação dos docentes da Universidade Rural) e Teatro Militante.

As organizações evidenciaram a falta de políticas na Universidade Rural, que permitem uma maior democratização do ensino, como as cotas raciais. A Universidade Rural se encontra na baixada fluminense, região de grande concentração de população negra, em geral sem acesso ao ensino superior. Por isso, está colocado a necessidade de lutar por um outro projeto de educação para o país, que esteja voltado para as demandas do povo, e possa estender-se até os limites onde se encontra a sociedade. Garantir mais investimentos e ampliar a Universidade com qualidade é uma luta de todos/as.

O ato ocorreu em uma feira pública onde se concentram a população para o comércio local. Houve muita interação durante a apresentação do teatro que causou impacto nos feirantes e população em geral. Para Richard Clayton, estudante da Rural e militante do Levante Popular da Juventude, “a cultura tem um potencial muito grande para a educação do povo. Melhor que ficarmos com milhões de discursos no vazio, é intervirmos na realidade com criatividade e ousadia, foi o que fizemos com o teatro e a batucada”.

Juventude que ousa lutar, constroi Educação Popular!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s