Grito dos Excluídos 2012

Publicado: 2 de setembro de 2012 em Luta
Tags:

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. È um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos(as).

É uma manifestação que busca, de maneira lúdica, com teatros, romarias, místicas, passeatas, denunciar o modelo político e econômico atual, concentrador de riqueza e explorador, levando os oprimidos a mostrarem o rosto nas ruas do país para propor sua alternativa de construir um projeto popular.

O grito acontece todos os anos no dia da Pátria, 7 de setembro, para reivindicar a necessidade de uma verdadeira independência, que significa a soberania do nosso país, com justiça social e participação popular de maneira verdadeiramente democrática.

O tema do grito esse ano é “Queremos um estado a serviço da nação”, e tem o objetivo de debater com a população como é o estado que temos no modelo atual capitalista e como seria o estado que queremos, a fim de provocar a reflexão sobre a construção de um projeto popular para o Brasil, que coloque os trabalhadores efetivamente no poder.

No Rio de Janeiro, o evento acontecerá no dia 7 de setembro, com concentração na esquina da Presidente Vargas com a Uruguaiana, no Centro, às 9 da manhã. Por aqui denunciaremos problemas graves como a questão das remoções forçadas de comunidades como a Vila Autódromo e dos moradores do Morro Santa Marta, além do caso de assassinatos de pescadores que são contra o processo de venda das Baías de Guanabara e Sepetiba para as grandes multinacionais.

A juventude deve estar presente nessa manifestação para debater com a população a necessidade de se organizar e lutar por um projeto que seja fruto dos interesses do povo brasileiro contra as classes dominantes. O Levante Popular da Juventude também estará presente nessa bela manifestação, com muita animação e disposição pra luta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s